Caravana da Anistia

No primeiro dia do Encontro Brasileiro de Universitários haverá a participação da Caravana da Anistia.Ela tem o objetivo de resgatar um pouco da história do engajamento cristão no meio univeristário. Será um julgamento ao vivo de cristão que foram presos, perseguidos e exilados na época da Ditadura Militar.

Saiba mais:

Caravana da Anistia

          A Caravana da Anistia, implementada em fevereiro de 2008, constitui-se numa das principais ações do Projeto Educativo da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. A atividade visa, através da realização de Atividades Culturais e Julgamentos Especiais de processos de perseguidos políticos, percorrer todos os Estados da federação brasileira com o intuito de difundir e aproximar os trabalhos e temas desenvolvidos no âmbito da Comissão junto a diferentes espaços, entidades e parcerias.

           Além de percorrer todo o território nacional, a Caravana pretende ainda percorrer alguns países da América Latina, especialmente aqueles que tiveram uma história de repressão militar semelhante a do Brasil, como a Argentina, o Chile, Paraguai e o Uruguai.

              Dentre as principais atividades desenvolvidas nas Caravanas, estão a exibição do vídeo institucional, sessões especiais de julgamento, seminários culturais; campanha de arrecadação de documentos,  sessões de memória e ainda a construção da bandeira das liberdades democráticas.

   Objetivos Gerais

·   Rememorar, divulgar, debater e refletir a história recente ocorrida no período da  ditadura militar no Brasil;
·  Realizar sessões reais de julgamento em diferentes espaços como escolas,  universidades, assentamentos, comunidades do interior do Estado, associações de anistiados, etc.
·  Incentivar as organizações estudantis e movimentos sociais a realizarem em seus espaços o debate sobre o período da ditadura militar e o papel da Anistia Política, contribuindo para uma formação crítica, participativa e emancipatória do povo em geral e estudantes;
· Valorizar e difundir a história de pessoas, públicas e anônimas, que foram perseguidas e torturadas pelo regime militar, valorizando o aspecto coletivo da luta política e o papel dos partidos e organizações clandestinas;
· Contribuir para o acervo e memória da Anistia através da documentação e registro das atividades desenvolvidas durante a  Caravana;
· Divulgar o trabalho das Caravanas através de uma revista anual e de mostras fotográficas.
                  
         As atividades desenvolvidas ao longo das Caravanas são registradas através de relatórios, gravações em áudio e vídeo e fotografias. Posteriormente todo o material será destinado ao Memorial da Anistia Política do Brasil.          

Nenhum comentário:

Postar um comentário